quinta-feira, 20 de março de 2008

Oráculos?Tarot











Tarot:





AS CARTAS DOS OCULTISTAS








Cartas:


Em 1919, quando foi concebido pelo ocultista inglês Arthur Edward Waite, o Tarôt de Rider, nome da primeira editora que o publicou, trouxe uma inovação: a estréia do arcano O Louco como número zero, colocado antes de O Mago, e não como 22. É que para Waite, que associava o Tarôt à Cabala, O Louco corresponde à letra "aleph", a primeira do alfabeto judaico.
Foi também o interesse pelo ocultismo que levou o nobre italiano Francesco Sforza, casado com a filha do déspota milanês Filippo Visconti, a contratar os serviços de um artesão para a criação do Tarôt Visconti-Sforza, no século XV. Suas belíssimas cartas, de cores escuras e fortes, representam os membros das duas famílias e não tem autor definido. O baralho original está exposto na Biblioteca Pierpont Morgan-Bergamo, em Nova York.
O Tarôt de Marselha é o mais antigo Tarôt de que se tem registro histórico. Proveniente da França. Já no século XV e com esse nome, esse baralho era bastante popular na Europa. Com figuras que se destacam pela simplicidade, o Tarôt de Marselha ganhou traços e cores novos no século XVIII, pelas mãos do ilustrador marselhês Fautrier.
A influência da cultura cristã nesse Tarôt é facilmente observada, o arcano 5, por exemplo, que em outros baralhos tem o nome de O Hierofante, no Tarôt de Marselha chama-se O Papa; e a carta 15, O Diabo, além de apocalíptica reproduz perfeitamente a idéia de sofrimento e de pecado. Este Tarôt, é o baralho mais usado no Brasil.
Todas as figuras das cartas têm algumas cores, sete, e cada uma delas têm um significado importante e é preciso dar atenção a elas durante a interpretação.
A cor azul é a cor do céu e do mar, parece não ter fundo nem fim e leva à emoção, à intuição e à fé;
o vermelho lembra sangue e fogo, representa energia e determinação, tanto física quanto espiritual;
o amarelo é a cor do verão e do sol, representa a inteligência e a intelectualidade;
o verde é fruto da união do sol e do céu, que fazem brotar a natureza, é a cor do renascimento, do crescimento e da esperança;
o bege é a cor da nossa pele, ela remete diretamente aos bens materiais;
o branco e o preto são cores absolutas, o branco contém todas as outras e é luz pura e o preto é a ausência de cor, lembrando a escuridão e o mistério, representa os aspectos insondáveis da natureza humana.
Retratando símbolos e figuras de seu país de origem, o Tarôt Egípcio mantém a numeração proposta pelo Tarôt de Marselha mas tem nomenclatura própria. O arcano 13, habitualmente chamado A Morte, aparece no Tarôt Egípcio como A Imortalidade e O Diabo ganha o nome de A Paixão.
Não se sabe ao certo quando este baralho surgiu. Sua criação é atribuída a sacerdotes do antigo Egito, herdeiros da sabedoria da Atlântida. Conta a lenda que, um grupo de sacerdotes egípcios, percebeu que havia uma conspiração e que eles seriam mortos. Antes de suas mortes, resolveram registrar seus conhecimentos sobre o mundo e as pessoas, em desenhos e figuras que resumissem todas as emoções e experiências vividas pela humanidade...
ORIGEM E HISTÓRIA
O Tarôt consiste em 78 lâminas, sendo 22 arcanos maiores que funcionam como arquétipos do consciente coletivo, revela também a condição e o potencial espiritual das pessoas e 56 arcanos menores que lidam com realidades mais mundanas, atividades, posição social, situação doméstica, etc.
Os arcanos intermediários são as figuras: Rei, Rainha, Valete e Cavaleiro. Toda carta despida denota fragilidade principalmente emocional.
No Tarôt geral as cartas mais fortes são: A Papisa o número 2 - que quer dizer o mais difícil e o Ermitão o número 9 - que é o guru.
No tarô egípcio a carta mais forte é o arcano 7 - O Carro. Na cabala a carta mais forte é o arcano 10 - A Roda da Fortuna.
A magia das cartas consiste justamente na manipulação das cartas, que são um conjunto de símbolos. Através desta manipulação os símbolos podem ser misturados (embaralhados) e distribuídos de forma "aleatória".
Entretanto a arte mágica da adivinhação nos diz que a energia concentrada, daquele que procura respostas, passa para as cartas que se põem sobre a mesa, de modo a indicar as respostas procuradas através de suas simbologias.

ARCANOS MAIORES DO TARÔT
O homem (
O Mago) vem ao mundo tendo à sua disposição as 4 funções psíquicas representadas pelos 4 naipes:
espadas-ar (faca, punhal) = pensamento
copas-água (taça, cálice, copo) = sentimento
paus-fogo (bastão, clava) = intuição
ouros-terra (moeda, roda) = sensação
É também o princípio masculino, ativo, que pode ser associado ao animus.
A Sacerdotisa representa a necessidade de parar, de se tornar receptivo para se aprimorar espiritualmente, e pode ser associada à anima. Na sua trajetória inicial, o homem aprende primeiro a lidar com os pais - A Imperatriz e O Imperador.
Depois, entra em contato com as instituições socializadoras - a religião e a escola - simbolizadas pelo arcano
O Sumo Sacerdote ou O Papa. Então aprende a fazer uma escolha e o reconhecimento de sua identidade sexual, transferindo os laços edípicos para outras pessoas - O Enamorado (Os Amantes).
Se a escolha é bem feita, ele assume a persona, assume a si mesmo -
O Carro - como veículo para viver em sociedade e conduzir a própria vida. Esta primeira fase representa a atitude extrovertida.
O segundo ciclo é representado pelo conjunto das 5 cartas seguintes e corresponde à segunda parte da vida, à atitude introvertida e ao início do processo de individuação. Este conjunto apoia-se no conceito de que a realidade, tal como a conhecemos, é ilusória.
A Justiça é o primeiro passo para esse reconhecimento e ensina a pesar, a medir e a eliminar o que é desnecessário. O Ermitão é a volta ao passado para se iluminar - a auto-análise e a busca dos fatores que condicionaram a atitude presente. O autoconhecimento leva à constatação da evolução constante do mundo como fator dominante e dos determinismos biológicos e sociológicos - A Roda da Fortuna.
Começa então e enfrentar aquilo que vem a ser a sua herança biológica, representada pela carta
A Força - os instintos de agressão e sexualidade. Esta carta representa o confronto com as nossas sombras. Prosseguindo, entra em contato com seu caos interior e sua impotência básica - O Enforcado.
O conjunto das próximas 3 cartas completa o ciclo anterior e representa os elementos que deverão ser usados ou combatidos para uma evolução interna. Se supera a preguiça e desamarra o nó do Enforcado, estabelece relação com
A Morte, aprendendo a cortar o que não presta, transformando-se inevitavelmente; e, se for bem sucedido, chega ao rejuvenescimento.
Ingressa, então, em um novo plano mais elevado, operando uma transmutação alquímica interior, representada pelo arcano
A Temperança. Feito tudo isso, pode cair na tentação de usar o que aprendeu para obter poder sobre os outros - O Diabo.
O ciclo seguinte, de 4 cartas, é a conseqüência externa do anterior.
A Casa de Deus (A Torre) - destruição; A Estrela - reconhecimento de que há influências cósmicas; A Lua - ilusões que impedem o homem de chegar àquilo que ele é; O Sol - a necessidade de encarar a realidade e abandonar A Lua.
As 3 últimas cartas mostram a conclusão do processo de evolução. Após
O Julgamento, o homem ou desemboca no arcano O Mundo - o homem completo que concilia extroversão e introversão, o que foi bem sucedido no processo; ou desemboca no arcano O Louco, o zero, o que falhou no processo, e começa tudo de novo...


Tarôt Antigo Piamonte Piamonteses Giovanbatttista Guala (1860)

NAIPES
Os naipes são cada um dos quatro símbolos com que se distinguem os quatro grupos das cartas de jogar: ouros e copas, paus e espadas.
OUROS
Círculo, roda, discos, moedas, ar, primavera, forma, sensação, material, mais substância, a criança, neutralidade, o dinheiro, materialidade, expressão física, atividade, o interesse, a firmeza, receptivo, físico, sólida, indica presença, trabalho e os elementais da terra são os gnomos. Representa a riqueza ou pobreza, simboliza a situação financeira, gastos inesperados, presentes, sortes e revezes. Indica também a afinidade por dinheiro e por aqueles que são ávidos e fazem qualquer coisa para tê-lo. O primeiro sopro da primavera, a manhã, a primeira fase da vida, indica ação, atividade, os aspectos materiais são essencialmente práticos. Assim, ele simboliza os objetivos, a carreira, as viagens, formas de comunicação, expressividade, entusiasmo e dinamismo. Simboliza o intelecto e portanto aqueles que pensam mais do que fazem. Em geral, relaciona-se àqueles que se preocupam com algo que ainda está para vir, porém não se preocupam com o que está à sua volta. Este naipe combina com o ocultismo positivo, ele revela grande capacidade para jornadas psíquicas, projeção astral, geralmente, a inspiração vem sob a forma de idéias práticas.
COPAS
Taça, cálices, água, outono, a mulher, o negativo, intuição, coração, amor, felicidade, a alma aprisionada no corpo, o princípio da luz, o que limpa, lava e leva, imaginação, hipnotismo, sentimento, fantasia, emocional, sonhos, dons artísticos e psíquicos e os elementais das águas são as sereias e ondinas. O anoitecer e a maturidade da vida, é a época da colheita, quando se colhem os frutos que haviam sido plantados. É a idade adulta, com sua experiência e tranqüilidade. Todas as emoções são referidas a este naipe. Entretenimento, descontração, a relação com a família, amizades e outros sentimentos, estão presentes em Copas. Este naipe representa aqueles que possuem seus sentimentos à flor da pele. São os que pensam mais com o coração do que com a razão. Ele revela aqueles que estão dedicados a uma causa, que se sacrificam. O aspecto psíquico de Copas revela satisfação espiritual, harmonia com os elementos e capacidade de trabalhar bem e intimamente com os outros. Ele também revela capacidade de mediunidade e paranormalidade.
PAUS
Cetros, bastões, fogo, verão, o homem, positivo, elemento da força, engenhosidade, crescimento, auto-desenvolvimento, criatividade, os empreendimentos, glória, vida, luz, energia, idéias, inspiração, paixão, realização, ação, iniciativa, individualidade, vontade, espiritualidade, intuição, e os elementais do fogo que são as salamandras. Representa também o meio dia e o apogeu da vida, trata-se de uma época florida sem grandes preocupações. Paus revela uma grande energia e desejos ardentes e está associado à juventude e à adolescência. Paus representa determinação e indica aqueles que seguem o seu objetivo, por isso, simboliza a esperança. As cartas de Paus indicam percepção ou pobreza de espírito, há sempre uma procura pela iluminação e esclarecimento, força e fraqueza do espírito são determinados por Paus. Ele representa também o trabalho.
ESPADAS
Punhal, gládios, terra, inverno, o jovem, oposição entre o positivo e o negativo, o ódio, a dissolução, a suavidade, o movimento e a mudança, é o fluir da energia, comunicação, intelecto, racional, relacionamento, pensamentos, mente lógica, disputa, luta, busca da verdade, necessidade de discriminar decisões e ações decisivas e os elementais do ar são os anjos e os silfos. Representa a escuridão e a noite, é a época de descansar, dormir, é quando aproveitamos para refletir sobre a experiência passada. Velhice e saudade são associadas a este naipe. Representa as dificuldades e obstáculos da vida. Este naipe oferece um momento para a reflexão, o que serve para clarear as idéias e os pensamentos. Problemas de saúde e outras advertências podem ser apresentadas neste naipe. Do ponto de vista psicológico, indica traços de impiedade, complexos e agressão gratuita, também revelam depressão, autocompaixão e tratam do temperamento melancólico. Este naipe representa o desconhecido, a noite da alma, temores, a falta de proteção psíquica, as faltas, falhas e más intenções fazem parte do que é revelado pelo naipe.
(Letras Hebraicas) - Dogma e Ritual da Alta Magia - Eliphas Levi - Editora Pensamento.

ARCANOS MENORES
GLÁDIOS - ESPADAS
Rei: Autoridade, experiência, um bom profissional, ação produtiva. Egoísmo, ingratidão, perversão, sadismo.Rainha: Inteligência, perspicácia. Privação, solidão, separação, tristeza, intolerância, falsidade, dissimulação.Cavaleiro: Apoio, bravura, perícia, antagonismo. Imprudência, incapacidade, fracasso.Pagem: vigilância, vaidade, discernimento, agilidade física e mental, discrição, despreparo, degeneração, oportunismo, enfermidade.Dez: prejuízo, dor, angústia, desapontamento, infortúnio, vantagem, lucro, golpe de sorte, progresso momentâneo.Nove: aflição, ansiedade, sofrimento, perigo de vida, aviso, dúvida, temor justificado, descrédito.Oito: más notícias, crise, conflitos, insegurança, calamidade, traição, desânimo, intranqüilidade, dificuldades, ressentimentos.Sete: novas esperanças, empenho, grandes projetos, ansiedade, ousadia, acidente.Seis: mudança, viagem longa, boas notícias, instabilidade emocional, decisão irrevogável, embaraço.Cinco: disputa, empenho, justiça, dor, manobra, má vontade, desilusão, falcatruas, injustiça.Quatro: repouso, recuperação, desilusão, adiamentos, convites, agitação, vida atribulada, ressentimentos.Três: desengano, distanciamento, tristeza, desencontros, fracasso, erro de julgamento, desavença, confusão, separação.Dois: equilíbrio, harmonia, conciliação, afeição, afinidade, deturpação, deslealdade, falsidade, escândalo.Ás: energia, emoções intensas, disposição incansável, tirania, opressão, infortuno.
BASTÕES - PAUS
Rei: honestidade, apoio, recompensa, fertilidade, boas idéias, austeridade, rigidez, respeito, conflitos.Rainha: boa sorte, simplicidade, gentileza, virtude, realização, ajuda, ciúme, infidelidade, falsidade, inconstância.Cavaleiro: mudança, disposição, futuro promissor, avanço para o desconhecido, ousadia, interrupção, discórdia, desentendimento, posição prejudicial, rompimento.Pajem: sinceridade, boas notícias, apoio, rivalidade, ruína, fracasso, teimosia, ingratidão.Dez: esforço, dedicação, recompensa, sucesso, hipocrisia, traição, intrigas, amarga derrota.Nove: um momento de pausa, indecisão, expectativa, entrada de dinheiro, obstáculos, fracasso, calamidade.Oito: mudança inesperada, movimento repentino da sorte, decisão imediata, promessa de progresso, um novo, romance, vida conjugal feliz, ciúme, inveja, ansiedade.Sete: recursos materiais pendentes, posição vantajosa, indecisão amorosa, incerteza, falta de confiança, má vontade alheia, ansiedade.Seis: realização, recompensa, obtenção de recursos, sociedade, adaptação, interrupção, dissimulação, covardia, ilusão.Cinco: disposição, atividade produtiva, um lance de sorte, um casamento vantajoso, disputa, antagonismo, desonestidade, indecisão, contradições.Quatro: harmonia, relacionamentos favorecidos, um novo romance, tranqüilidade, insatisfação, depressão, desgaste emocional.Três: sagacidade, intensa atividade comercial, associação vantajosa, novo relacionamento, manobra escusa, traição, desfalque, rompimento.Dois: divisão, reflexão, impasse, obstáculos, imprevistos, dominação prejudicial, tristeza, pesar, sofrimento.Ás: início, fertilidade, realização, prosperidade, habilidade, dissimulação, fracasso, decadência.
TAÇAS - COPAS
Rei: responsabilidade, moderação, criatividade, apoio as artes e as ciências, hipocrisia, desonestidade, instabilidade emocional.Rainha: praticidade, aceitação, felicidade conjugal, amizades promissoras, imoralidade, desonestidade, inconstância, perversidade.Cavaleiro: convite, boa notícia, realização, sedução, proposta, falsidade, escândalo, ciúme, armadilha, blasfêmia.Pajem: obediência, harmonia, aceitação, aborrecimentos, dissimulação, intriga.Dez: alegria, benefício para o lar e para a família, amizades sinceras, afeição, incentivo, inimizades, problemas conjugais, mesquinharia, ressentimento.Nove: êxito material, vitória, atração pelo desconhecido, erro, exagero, alcoolismo.Oito: desapontamento, fracasso, prejuízo, escândalo, calúnia, alegria, comemoração e camaradagem entre amigos.Sete: fantasia, desejos, caprichos tolos, excesso de otimismo, promessas não cumpridas, sucesso ilusório, força de vontade, discernimento, escolha inteligente, sucesso conquistado.Seis: recordações, influência do passado, novos projetos, herança, um objeto será recuperado.Cinco: frustração, perda parcial, problemas conjugais, sedução, novas esperanças, reencontro, reconciliação.Quatro: período de estagnação, desânimo, amargura, decepção, novos caminhos, novas amizades, sucesso.Três: alívio, fim de um problema, cura, amor virtuoso, luxúria, tentação, prazer, gula.Dois: harmonia, tranqüilidade, sucesso profissional, vida conjugal feliz, nova paixão, inveja, obstáculos, desentendimento. Ás: abundância, felicidade no lar, aconchego, proteção, instabilidade, desorientação, falsidade, incompreensão.
MOEDAS - OUROS
Rei: habilidade, experiência, sagacidade, coragem, obstinação, avareza, corrupção, deslealdade.Rainha: prosperidade, bem estar, generosidade, perversidade, falsa riqueza, intromissão na vida alheia, risco de escândalos.Cavaleiro: persistência, confiança em si mesmo, habilidade, ambição, dignidade, preguiça, limitação, descuido.Pajem: abundância, poder de concentração, dedicação aos estudos, possibilidade de progresso, dependência, boas novidades, desperdício, ciúme, inveja.Dez: prosperidade, segurança, recompensa, boa sorte, herança, risco desaconselhável, negócio pouco promissor, dissipação de recursos, pobreza.Nove: estabilidade, prudência, previsão que se cumpre, trapaça, falsidade, oportunismo.Oito: aprendizagem, esforço pessoal, dedicação, franqueza, modéstia, ausência de ambição, vaidade, presunção.Sete: progresso, esforço, paciência, novos empreendimentos, casamento vantajoso, ansiedade, impaciência, ação imprudente, péssimo investimento.Seis: generosidade, caridade, recompensa, avareza, egoísmo, inveja, dívidas desnecessárias, casamento infeliz.Cinco: mal negócio, problema material, prejuízo, fracasso, dissipação, empobrecimento, mudança positiva, disposição para o trabalho, desarmonia no amor.Quatro: presente, herança, solidão, angustia, avareza, contratempos, perdas, intrigas, traições.Três: progresso, satisfação pessoal, competência, habilidade, fama, casamento vantajoso, desentendimento, preocupação, negligência, desinteresse.Dois: obstáculos, preocupação, ansiedade, fortuna dividida, nova paixão, boa nova, oportunismo.Ás: perfeição, prosperidade, tranqüilidade, realização, felicidade, riqueza ilusória, falsidade, corrupção.

CURIOSIDADE
Cada rei de um baralho representa um grande rei da história:
Espadas: Rei David
Paus: Alexandre, o Grande
Copas: Carlos Magno
Ouros: Júlio César

Nenhum comentário: