quinta-feira, 27 de março de 2008

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A crença em vampiros nasceu milênios de anos atrás, quando o homem descobriu que o sangue é a fonte da vida, e se espalhou pelo mundo todo. Em muitos lugares, como na Romênia - pátria de Drácula -, ela sobrevive ainda hoje.A crença em vampiros é universal. Ela é documentada na antiga Babilônia, no Egito, em Roma, na Grécia e na China.

Os relatos sobre vampiros existem em civilizações completamente separadas, entre as quais quaisquer influências diretas foram impossíveis. O vampiro é conhecido por vários nomes - vrykolakes, brykilakas, barbalakos, borbolakos ou bourdolakos em grego moderno; katakhanoso ou baital em sânscrito antigo; upiry em russo; upiory em polonês, blutsãuger em alemão etc. Os chineses antigos temiam o giang shi, um demônio que bebia sangue.

Na China, os vampiros já existiam em 600 a.C. Descrições de vampiros são encontradas nas antigas cerâmicas da Babilônia e da Assíria, milhares de anos antes de Cristo. A crença também floresceu no Novo Mundo, assim como no Antigo. Os peruanos pré-colombianos acreditavam numa classe de demônio chamados canchus ou pumapmicus; os quais sugavam o sangue dos jovens adormecidos de modo a partilhar sua vida.

Os astecas sacrificavam o coração dos prisioneiros ao sol, na crença de que seu sangue conservava a energia solar. Na Grécia Antiga havia a empusa ou lamia, parente do vampiro - horrível homem-mulher-demônio de asas que levava os jovens à morte para beber seu sangue e comer sua carne. Lamia foi uma vez amada por Zeus, que enlouqueceu com o ciúme de sua esposa., Hera. Lamia assassinou seus próprios filhos e vagava pela noite para matar os filhos dos humanos por vingança.

A primeira mulher na terra foi Lilith, ou Lilitu, de acordo com a antiga crença semita. No Tamulde, livro das leis, dos costumes e da tradição judaicas, Adão teve uma mulher antes de Eva, chamada Lilith. Mas ela foi desobediente a Adão, desafiando sua autoridade. Tomada de raiva, ela abandonou Adão, embora três anjos, Sanvi, Sansanvi e Semangelaf, tentasse convencê-la a ficar. Devido a sua desobediência, seus filhos foram mortos e ela se transformou em um monstro que perambulava na noite.

Eva então entrou na história e criou os filhos de Adão. Extremamente ciumenta, Lilith decidiu vingar-se matando filhos e filhas de Adão e Eva. Como todos os homens são descendentes de Adão e Eva, devem defender-se contra os ataques de Lilith.Os judeus medievais possuíam amuletos especiais para se proteger contra seus ataques, um feito para meninos e outro para meninas. Tradicionalmente, eles representam os três anjos que tentaram persuadir Lilith a não deixar Adão. No começo da era cristã, o erudito Bhavabhuti escreveu contos clássicos indianos, inclusive 25 histórias de um vampiro que animava cadáveres e podia ser visto pendurado de cabeça para baixo numa árvore, como um morcego.

O deus hindu Shiva partilha muitas semelhanças com os vampiros, tal como ser capaz de criar e destruir ao mesmo tempo. A idéia de vampiro supõe o conceito original do eterno retorno, segundo o qual ninguém é realmente destruído, mas volta vezes sem fim em reencarnações. Os vampiros tiram o sangue dos viventes, mas se misturam o seu sangue ao de sua vítima essa pessoa se torna um morto-vivo, sobrevivendo à morte comum. A prova de que os vampiros foram considerados essencialmente femininos, sem órgãos masculinos, vem de Santo Agostinho e dos primeiros padres da Igreja.

Por exemplo, Agostinho escreveu que os demônios tinham "imortalidade corporal e paixões como seres humanos", mas não podiam produzir sêmen. Em vez disso, eles juntavam sêmens dos corpos dos homens reais e os injetavam em mulheres adormecidas para engravidá-las. São Clemente testemunha que os demônios têm paixões humanas mas "não órgãos, assim eles se voltam para os humanos para usar seus órgãos. Uma vez exercendo o controle desses órgãos, podem obter o que querem." Durante o século 18, um vampiro famoso chamado Peter Poglojowitz surgiu em uma pequena aldeia da Hungria. Após sua morte, em 1725, seu corpo foi desenterrado. Encontraram sangue fresco escorrendo de sua boca e seu corpo não aparentava os sinais de rigor mortis ou de decomposição. Assim, os camponeses locais imaginaram que se tratava de um vampiro e queimaram o corpo.

Em 1732, o caso do vampiro sérvio Arnold Paole, de Medvegia, estimulou a pesquisa científica do século 18 sobre vampiros. Em pleno ápice do racionalismo, em 1751, um erudito dominicano, Augustin Calmet, escreveu um tratado sobre vampiros na Hungria e na Morávia. As crenças em vampiros são particularmente fortes hoje no sudeste da Europa, especialmente entre os modernos gregos. A ilha sulina das Cíclades, em Santorini, é considerada maldita pelos vampiros que tem. Muitos autores notaram esse fenômeno desde o século 17.De fato, se um vampiro suspeito era descoberto na Grécia continental, embarcavam seu corpo em navio para Santorini, porque o povo lá tinha uma longa tradição e uma vasta experiência a respeito de vampiros. Um velho dito grego fala em "trazer vampiros para Santorini" como quem diz "levar carvão para Newcastle" (cidade inglesa em tradicional área carbonífera), uma ação redundante.As práticas ortodoxas de excomunhão reforçam a crença nos vampiros. Quando os padres ou bispos ortodoxos cristãos expedem uma ordem de excomunhão, acrescentam a maldição "e a terra não receberá seu corpo!" Isso significa que o corpo da pessoa excomungada permanecerá "incorrupto e inteiro". A alma não descansará em paz.

Nesse caso, a não-decomposição do corpo é um aviso do mal. Os ortodoxos cristãos que se converteram ao catolicismo romano ou islamismo são condenados a vagar pela terra e a não entrar no céu. É importante lembrar nesse contexto que o Drácula histórico, tendo se convertido ao catolicismo próximo ao fim de sua vida, "abandonou a luz da ortodoxia" e "aceitou a escuridão" da heresia, e a partir daí candidatou-se a se tornar um morto-vivo, um vampiro.Uma teoria acerca da prevalência da crença em vampiros na Transilvânia sugere que, uma vez que os mongóis tibetanos acreditam em vampiros e deuses-morcegos, estes podem se comunicar com tais asiáticos que emigraram em grande número para a Transilvânia. Os húngaros (magiares) e os sículas da Transilvânia passaram inicialmente da Ásia para a Europa. Nesse contexto, é revelador notar que, para Stoker, Drácula reivindica uma ascendência sícula. Outra teoria relativa às razões da aparente riqueza na crença em vampiros na Transilvânia baseia-se no fato de muitos diferentes grupos étnicos habitam a área, criando uma elaborada mistura de folclore que inclui alemães, húngaros, ciganos e romenos.

Os romenos em particular têm muitos nomes para uma grande variedade de vampiros. Por exemplo, o termo mais comum, strigoi (na sua forma feminina é strigoaica), é uma criatura demoníaca que dorme durante as horas do dia, voa à noite e pode tomar a forma animal de um lobo, um cão ou um pássaro, e chupa o sangue de crianças adormecidas. A fêmea é mais perigosa que o macho. Ela pode destruir casamentos e colheitas, impedir vacas de darem leite e mesmo provocar doenças fatais e a morte. O pricolici romeno é um vampiro que pode aparecer nas formas humana, de cachorro e de lobo. Entre os romenos, os vampiros são sempre o mal, sua jornada para o outro mundo foi interrompida e eles são condenados a vagar entre os vivos por um tempo.
Na Transilvânia, o alho é a arma poderosa para deter vampiros. As janelas e as portas são ungidas com alho para mantê-los a distância. Além disso, animais de criação, especialmente ovelhas, são esfregados com alho, pois os vampiros podem atacá-los assim como fazem com os humanos. Os camponeses consideram o alho como uma planta medicinal. Eles o comem para curar o resfriado comum e várias enfermidades. Tudo que afasta as doenças é considerado bom ou magia "branca", de onde se conclui que o alho pode afugentar os demônios, o lobisomem e os vampiros. A tumba de um vampiro pode ser identificada por buracos em torno do sepulcro bastante grandes para que uma serpente possa passar por eles. Para impedir que o vampiro saia de sua sepultura, esses buracos devem ser enchidos com água. Os espinhos das rosas selvagens são garantidos para manter vampiros a distância. Sementes de papoula são espalhadas no caminho do cemitério para a cidade porque os vampiros são contadores compulsivos e não conseguem deixar de querer catá-las. Essa prática pode impedir o vampiro de chegar à aldeia antes do raiar do dia, hora em que ele deve voltar ao seu caixão

.O modo definitivo de destruir um vampiro é dirigir ao seu coração uma estaca que deve atravessá-lo, ou ao seu umbigo, enquanto é dia claro e o vampiro precisa repousar no caixão. A estaca deve ser feita de oliveira ou de álamo. Em algumas regiões da Transilvânia, barras de ferro - de preferência aquecidas ao rubro - são usadas. Como garantia adicional, o corpo do vampiro é queimado. Às vezes um abeto é enterrado no corpo do vampiro para mantê-lo na sua sepultura. Uma derivação disso é o pé de abeto como ornamento, encontrado hoje sobre os túmulos na Romênia. Muitos romenos acreditam que a vida após a morte será bastante parecida com a vida na Terra. Como não há muita fé num mundo puramente espiritual, parece razoável que após a morte o vampiro possa andar pela Terra do mesmo modo que uma pessoa viva. Os mortos ambulantes não são sempre vampiros, no entanto.

De fato, o termo romeno para morto-vivo, moroi, é mais comum do que o termo para vampiro ou sugador de sangue, strigoi, mas ambos são mortos do mesmo modo. Os strigois são literalmente pássaros demoníacos da noite; eles só voam após o pôr-do-sol, comem carne humana e bebem sangue. A crença em vampiros ainda sobrevive no país do Drácula, particularmente entre a velha geração. Em 1969, junto ao Castelo Drácula, na pequena aldeia de Capatineni, vivia uma cigana chamada Tinka. Ela era a lautar, ou cantora da aldeia, e era sempre chamada para cantar velhas canções folcóricas em casamentos, bailes e enterros.

Tinka nos contou duas histórias sobre vampiros, e uma delas dizia respeito a seu pai. Quando ele morreu, 30 anos antes, foi devidamente velado, mas no dia seguinte os aldeões descobriram que o rosto do morto ainda estava corado e seu corpo continuava flexível, sem a rigidez típica dos mortos. O povo entendeu que se tratava de um vampiro. E uma estaca foi enterrada em seu coração. A outra história diz respeito a uma velha da aldeia. Depois de sua morte, muitos dos seus parentes mais próximos morreram. O mesmo aconteceu com vários animais ao redor da sua casa. O povo percebeu que ela era uma vampiresa e seu caixão foi exumado. Quando a tampa foi removida, viram que seus olhos estavam abertos e seu corpo contorcido. Também perceberam que o cadáver tinha uma aparência rosada. Os aldeões queimaram seu corpo.A crença em mortos ambulantes e vampiros bebedores de sangue talvez nunca desapareça. Foi só no século passado - 1823, para ser exato - que a Inglaterra pôs fora da lei a prática de enterrar estacas no coração dos suicidas.

Hoje é na Transilvânia que a lenda dos vampiros tem seu apelo mais forte. Examinando as seguintes superstições, arrepiamo-nos imaginando sua força 600 anos atrás. Na Europa Oriental diz-se que os vampiros têm dois corações ou duas almas. Uma vez que um desses corações ou uma dessas almas nunca morre, o vampiro permanece morto-vivo. Quem pode tornar-se um vampiro? Na Transilvânia, criminosos, bastardos, feiticeiras, mágicos, pessoas excomungadas, os que nascem com dentes, com âmnio (ou membrana na cabeça) e crianças não batizadas podem tornar-se vampiros. O sétimo filho de um sétimo filho está condenado a se tornar um vampiro. Como se pode descobrir um vampiro? Toda pessoa que não come alho ou que manifesta uma clara aversão ao alho é suspeita. Os vampiros às vezes atacam os mudos. Podem roubar a beleza ou a energia de alguém, ou ainda leite de mães que amamentam.

Na Romênia, os camponeses acreditam que os vampiros e outros espectros encontram-se na véspera do dia de Santo André, num lugar onde o cuco não canta e o cachorro não ladra. Os vampiros têm medo da luz, e, por isso, é necessário fazer um bom fogo para afastá-los, assim como tochas devem iluminar o interior das casas. Mesmo se você se tranca na sua casa, não está a salvo dos vampiros, uma vez que eles podem entrar pelas chaminés e pelo buraco da fechadura. Assim, deve-se esfregar a chaminé e as fechaduras com alho, assim como as janelas e portas. Os animais de criação devem também ser esfregados com alho para sua proteção. Cruzes feitas de espinhos de rosas selvagens são eficazes para manter longe os vampiros. Tome um cão preto e pinte um par extra de olhos na sua fronte com tinta branca - isso afugenta os vampiros. De acordo com a crença ortodoxa cristã, a alma não abandona o corpo para entrar no outro mundo senão 40 dias depois de o corpo ser levado à sepultura. Daí as celebrações nos cemitérios ortodoxos 40 dias depois do enterro.

Os corpos são exumados entre três e sete anos após o sepultamento; se a decomposição não é completa, uma estaca deve ser cravada no coração. Se um gato ou outro animal demoníaco salta ou voa sobre o corpo antes que ele seja enterrado, ou se a sombra de um homem passa sobre o cadáver, o falecido pode ser um vampiro.Se o corpo do morto é refletido no espelho, o reflexo ajuda o espírito a deixar esse corpo e a se tornar um vampiro. No folclore húngaro, uma das maneiras mais comuns de identificar um vampiro era escolher uma criança jovem bastante para ser virgem e sentá-la num cavalo de cor homogênea que também fosse virgem e nunca tivesse tropeçado. O cavalo era levado ao cemitério e solto entre as sepulturas. Se ele se recusasse a passar sobre um túmulo, ali poderia estar um vampiro.

Como matar um vampiro? A estaca, feita de uma roseira selvagem, álamo ou abeto, ou de ferro em brasa, deve ser dirigida para o coração do vampiro, a fim de mantê-lo preso no seu túmulo. O corpo do vampiro será então queimado, ou enterrado numa encruzilhada. Se não for localizado, o vampiro pode subir ao campanário de uma igreja e recitar ali os nomes dos habitantes do lugar, que morrerão instantaneamente, ou em algumas regiões o vampiro tocará um dobre de finados e todos que o ouvirem morrerão na hora. Se o vampiro continua despercebido por sete anos, pode viajar para outro país ou a um lugar onde outra língua é falada e tornar-se humano outra vez. Ele ou ela pode se casar e ter filhos, mas todos se tornarão vampiros quando morrerem. Os romenos cortam as solas dos pés ou amarram junto as pernas e os joelhos dos suspeitos, para tentar impedi-los de caminhar. Alguns enterram corpos com foices em torno dos pescoços, de modo que, tentando sair, o vampiro corte fora sua própria cabeça.

Os pilriteiros são bons para afastar os vampiros, uma vez que se acredita que a coroa de espinhos de Cristo foi feita de pilriteiros. Os vampiros ficariam enredados nos espinhos e acabariam desorientados. Por ser uma liga pura, acredita-se que a prata tem o poder de barrar vampiros, assim como lobisomens. Por isso, as cruzes e os ícones são em geral feitos de prata. Os camponeses do século 5 consideravam Vlad Tepes um vampiro? Quando interrogados sobre as crenças correntes, os camponeses residentes na região em torno do Castelo Drácula revelaram que há uma ligação entre Vlad Tepes e o vampiro do seu folclore. Os camponeses não sabem nada do Drácula de Stoker. Os mais velhos, no entanto, acreditam piamente em vampiros e mortos-vivos. À medida que a nossa cultura se tornou mais urbana, um preconceito contra a superstições dos camponeses também cresceu. Isso é refletido no nosso uso da palavra "urbano" para descrever alguma coisa positiva, aberta e racional, e a palavra "provinciano" para designar alguma coisa primitiva, estreita e ignorante.

Há uma tendência a ver a cultura camponesa como primária e não-científica. Até Karl Marx afirmou que o capitalismo pelo menos havia salvo a maioria da população da "idiotice da vida rural".Longe de estar incessantemente preocupados com dúvidas e medo, no entanto, os camponeses passam a maior parte do dia ocupados em tarefas práticas e necessárias a sua subsistência. Alguns evolucionistas afirmam que populações primitivas não têm capacidade de compreender explicações naturais, porque, uma vez que o homem primitivo vive num nível tecnológico baixo, ele deve ter um processo de pensamento oposto ao do homem moderno. A idéia geral é de que o homem simples rural é um "pré-lógico", como um inocente ou uma criança. Mas nem todas as crenças do homem moderno ocidental são lógicas e científicas. As atitudes em relação à morte e à vida foram sempre complexas para todos os homens, abrangendo ódio e amor, atração e repulsa, esperança e medo. A crença em vampiros é um modo poético e imaginativo de olhar a morte e a vida depois dela.